– Argumentação –

Publicado: agosto 23, 2012 por ' Carolina Araújo em ' Linguagens, Códigos E Suas Tecnologias E Redação, Redação

Normalmente, pensa-se que comunicar é simplesmente transmitir informações. A teoria da comunicação diz que, para haver um ato comunicativo, é preciso que seis fatores intervenham : o emissor, o receptor, a mensagem, o canal, o referente, o código. No entanto, simplifica ela excessivamente o ato de comunicação, pois concebe o emissor e o receptor pura e simplesmente como pólos neutros que devem produzir, receber e compreender a mensagem.

As coisas são mais complicadas no ato comunicativo. Há uma diferença bem marcada entre a comunicação recebida e a comunicação assumida. Como comunicar é agir sobre o outro, quando se comunica não se visa somente a que o receptor receba e compreenda a mensagem, mas também a que aceite, ou seja, a que creia nela e a que faça o que nela se propõe. Comunicar não é, pois, somente, um fazer saber mas também um fazer crer ou um fazer. A aceitação depende de uma série de fatores : emoções, sentimentos, valores, ideologia, visão de mundo, convicções políticas, etc.

A persuasão é então o ato de levar o outro a aceitar o que está sendo dito, pois só quando ele o fizer a comunicação será eficaz. Enfim, todo texto é argumentativo, porque todos são, de certa maneira, persuasivos. E nisso, existem inúmeros recursos linguísticos usados com a finalidade de convencer.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s