- Água, Sais Minerais, Carboidratos E Lipídios -

Publicado: junho 27, 2009 por ' Carolina Araújo em ' Ciências Da Natureza E Suas Tecnologias, Biologia

- Os Componentes Químicos da Célula – Todas as células são compostas de substâncias químicas. Esses componentes químicos das células podem ser divididos em dois grupos:

  • Inorgânicos – Água e Sais Minerais
  • Orgânicos – Carboidratos, Lipídios, Proteínas, Vitaminas e Ácidos Nucleicos.

As substâncias orgânicas possuem, obrigatoriamente, o elemento carbono em suas moléculas, ao contrário do que se verifica entre as substâncias inorgânicas. Mas há substâncias, como o monóxido de carbono ( CO ) , o dióxido de carbono ( CO2 ) e o ácido cianídrico ( HCN ) , que, apesar de posuírem carbono em suas moléculas, apresentam propriedades típicas de compostos inorgânicos. Por isso, alguns bioquímicos consideram tais substâncias como compostos de transição entre os componentes inorgânicos e os orgânicos.

- Os Componentes Inorgânicos da Célula -

  • Água – A água, que é o componente químico mais abundante da matéria viva, atua como solvente universal, funcionando como dispersante de inúmeros compostos orgânicos e inorgânicos. Essa característica da água é de fundamental importância para os seres vivos, uma vez que as reações químicas da natureza biológica se desenvolvem em soluções. A água é, ainda, um importante veículo de transporte de substâncias, permitindo o contínuo intercâmbio de íons e de moléculas entre os líquidos extra e intracelular. Nos seres vivos, a evaporação da água, através de suas superfícies, contribui para a manutenção da temperatura corpórea em níveis compatíveis com a vida. Nas articulações ósseas, a água exerce um papel lubrificante, contribuindo para diminuir o atrito nessas regiões. Além disso, nas reações de hidrólise, como ocorre no processo digestório, a água tem participação indispensável na transformação das grandes moléculas orgânicas em outras moléculas menores. Na fotossíntese, a água é uma das substâncias utilizadas na síntese de substâncias orgânicas. Assim, resumidamente, podemos enumerar as seguintes funções desempenhadas pela água nos seres vivos em geral, solvente de líquidos corpóreos, meio de transporte de íons e de moléculas, regulação térmica, ação lubrificante, atuação nas reações de hidrólise, ” matéria prima ” para a realização da fotossíntese.
  • Sais Minerais: Fundamentais para a matéria viva, os sais minerais são encontrados nos organismos sob duas formas básicas: Insolúvel e Solúvel. Acham-se sob a forma insolúvel os sais minerais imobilizados como componentes da estrutura esquelética. Nos vertebrados, os fosfatos de cálcio são encontrados nos ossos, onde contribuem com a rigidez característica desses orgãos. Nos corais, o esqueleto externo ( exoesqueleto ) é organizado principalmente por carbonatos de cálcio ( calcário ) , cuja resistência é bem evidente nos recifes. Nas algas diatomáceas, a carapaça envolvente apresenta grande rigidez por ser altamente impregnada de sais de silício. Nos ovos de aves, é marcante a presença de sais de cálcio insolúveis.

Sob a forma solúvel, encontram-se os sais minerais dissolvidos na água em forma de íons. É nesse aspecto que os sais minerais desempenham um importante papel biológico nos seres vivos, agindo como ativadores de enzimas, como componentes estruturais de moléculas orgânicas diversas e participando da manutenção do equilíbrio osmótico, entre outras funções. A seguir, alguns dos sais minerais necessários ao corpo humano, ressaltando o seu papel biológico.

~ Sais de Cálcio ( Ca++ ) ~Participam da constituição dos ossos e dos dentes. Os fosfatos de cálcio constituem um dos principais componentes químicos do tecido ósseo, contribuindo para a rigidez característica dos ossos e para o fortalecimento dos dentes. O Ca++ atua também nos mecanismos de coagulação do sangue e de contração dos músculos.

Sais de Ferro ( Fe++ ) ~ Esses sais participam da constituição da hemoglobina, pigmento respiratório presente nas hemácias ou glóbulos vermelhos do sangue. Combinando-se com o gás oxigênio, fundamental para a respiração celular aeróbica, a hemoglobina permite o transporte e a distribuição desse gás para todas as células vivas do organismo. Os sais de ferro participam também da constituição dos citocromos, substâncias importantes para a ocorrência da fotossíntese e da respiração celular.

~ Sais de Fósforo ( PO4 – - - ) ~ Participam da constituição do esqueleto e de moléculas como os ácidos nucléicos e o ATP ( trifosfato de adenosina ) , que é a molécula fornecedora de energia para a atividade celular.

~ Sais de Iodo ( I - ) ~ São necessários para a constituição dos hormônios da glândula tireóidea ( tireóide ) , situada nos primeiros anéis da traquéia, na região da garganta. Esses hormônios aceleram o metabolismo e têm papel fundamental no crescimento e desenvolvimento do organismo.

~ Sais de Potássio ( K+ ) , Sódio ( Na+ ) e Cloro ( Cl- ) ~ Participam da regulação osmótica nas células. Os íons K+ e Na+ atuam no mecanismo de condução dos impulsos nervosos nos neurônios.

Nas plantas em geral a nutrição inorgânica inclui uma eficaz absorção dos sais minerais diversos encontrados no ambiente em que vivem, através de suas raízes.

To Be Continued… #D ~

About these ads
Comentários
  1. pedro disse:

    Já vi artigos bem melhores que este,mas para o nível do site este está de bom agrado.E devido a este tipo de site que temos jovens tão mal informados.

    • Stefan Yohansson disse:

      Se acha ruim, faça melhor… Isso se chama resumo não é uma palestra de alguma premiação Nobel, nem um artigo definidamente explicativo. Estamos abertos a critica, mas se reclamas, faça melhor. Apenas.

      • Kath Gomes disse:

        Adorei!! Apesar d eu conhecer bem o assunto eu simplesmente ameeeei o resumo!!! PARABÉÉNS!!! BJUUZ

      • silvia maris disse:

        conserteza concordo com estefan yohansson é apena um resumo e nao uma palestra se acha que ja vui otros saits melho então pq perdeu tempo se tempo falando maus dele??

    • Monique disse:

      Se vc sabe criticar é porque vc sabe o conteúdo e se sabe o conteúdo não precisaria esta pesquisando.. então não critique…

    • LETICIA disse:

      se vc ja usufruiu de sitas melhores que este,por que nao pesquisa somente nele idiota?
      vc se acha o bonzao,entao vai la fodao…fça um melhor sanhor PEDRO
      te apoio totalmente STEFANE

    • Nanaa disse:

      Pois eu amei e se vc acha ruim, faça melhor, gostei muito, vc que e muito besta que nao entende nem um simples resumo U.U

    • Joao Lucas disse:

      CONCORDO MTO RUIM !!!!

    • rafael disse:

      aí ficou faltando as vitaminas, das coisas que to precisando no momento, aqui só tem 2 (água e sais minerais)!

  2. joque.coelho disse:

    boa Stefan..

  3. Dr Ronald Lenz Pereira disse:

    Está muito bom, para as pessoas que não entendem ainda, ou para formados mediocres como aqueles que não sabem nada e criticam….. solução: basta ampliar o artigo, parabéns….. muito simples, interessante.

  4. Stefan Yohansson disse:

    obrigado pelos comentários, pessoal.

    Todos estes artigos nós atualizamos com coisas que aprendemos, afinal não detemos de todo o conhecimento do mundo.

    Espero que gostem das atualizações e acompanhem o blog. ;~

  5. dayene disse:

    adorei o relato sobre Água, Sais Minerais, Carboidratos e Lipídios eu estava realmente precisando dessas explicaçoes!

  6. jef disse:

    valeu pelo comentario
    muito bom
    valeu ate mais
    fui_::

  7. Thaís disse:

    Tá ótimo,eu adorei!

  8. Emilio disse:

    Muito bom…

  9. P disse:

    Está muito bomm!..e está dando para entender bem..

  10. nathalia disse:

    o site tem pouco conteudo

  11. amanda disse:

    este saite e bom

  12. ' Rita Priscila disse:

    bem e isso mesmo stefan e mesmoo tipo eu so uma aluna a minha professora nao explica muito bem mais graça a este site ,eu consegui aprender muitoo so lendo ele .muito boom ‘

  13. dayenne disse:

    Olha eu achei legal mais poderia expecificar mais :D

  14. nara disse:

    muito bom gostei!!parabens!sou professora de biologia e goitei muito.

  15. Monique disse:

    Que ó este site é muito bom, para aqueles q criticam falando que é muito ruim, se soubesse tanto não estaria procurando…

  16. Monique disse:

    Monique :
    Se vc sabe criticar é porque vc sabe o conteúdo e se sabe o conteúdo não precisaria esta pesquisando.. então não critique…

    Pedro

  17. ronaldo disse:

    ABESTADO!!!!!!!!!!!!!!!

  18. ronaldo disse:

    ronaldo :ABESTADO!!!!!!!!!!!!!!!

  19. joanna Victoria disse:

    gente olha o respeito

  20. dk3000 disse:

    amanda :
    este saite e bom

    amanda
    março 25, 2010 às 11:29 pm | #13
    Responder | Citar

    este saite e bom
    o português vc esqueceu né!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  21. ferofino@hotmail.com disse:

    vcs nao sabem de nada

  22. ferofino@hotmail.com disse:

    burros!!!
    isso é a maior porcaria
    qm escreveu nao sabe de nada

  23. doneval@hotmail.com disse:

    eu concordo com ele

  24. ferofino@hotmail.com disse:

    esse site e a coisa mais horrivel
    do mundo
    eu num aprendi nada dessa porcaria

  25. kelly disse:

    êta assunto chato!!!! se tem uma coisa que eu nunca vou qrer ser na minha vida e biologa!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  26. marcos disse:

    gostei muito me ajudou bastante na minha pesquisa pro trabalho de hoje obrigado.

  27. Daniel Moraes disse:

    Isso é muito ruim porque não vem falando o que eu quero colocar no trabalho que a professora da minha irmã passou.

  28. Daniel Moraes disse:

    O título é: “Água, Sais Minerais, Carboidratos e Lipídios”. Mas só vem falando sobre a água e os sais minerais. Cadê o assunto dos carboidratos e dos lipídios?

  29. Jean Carlos disse:

    Se eu copiar isso tudo ;; meu trabalho e sobre isso sera que eu tiro 10 ?

  30. Victor Duarte disse:

    Recomendo consultar a literatura em inglês para aprimoramento do seu trabalho. Por exemplo: consulte o artigo intitulado: Not All Minerals Are Created Equal do autor Steven E. Whiting PhD no site: http://www.healingwithnutrition.com/equalminerals.html. Veja também o artigo do laboratório Albion denominado: Entenda o processo de quelação e os benefícios que esta oferece á nutrição humana no site:
    http://www.albitech.com.br/research_diferenciando.php

    Algumas fontes sobre o assunto são:

    The Role Of Minerals In Human Nutrition
    Site: http://www.rawfoodexplained.com/minerals/introduction.html

    Important Questions About Chelated Trace Minerals
    http://www.chelatedtraceminerals.com/mineral_questions.html

    Organic and Inorganic Minerals
    http://www.rawfoodexplained.com/minerals/organic-and-inorganic-minerals.html

    Qualquer duvida, por favor, me contate, talvez possa lhe ajudar. venho estudando o assunto nos últimos 15 anos. Minha dissertação de mestrado foi sobre a Qualidade da Água Potável consumida na cidade do Salvador – Bahia (está no Google). A duvida sobre a absorção de minerais orgânicos e inorgânicos requer muita informação e bom senso para separar o mito da ciência e as vezes dos interesses comerciais. Se quiser pode dar uma olhada no relatório da Organização Mundial de Saude que fala sobre o assunto. O site é http://www.who.int/water_sanitation_health/dwq/chemicals/hardness.pdf ele fala da Dureza na Água (Hardness in Drinking Water) e o outro relatório com 196 paginas é: “Calcium and Magnesium in Drinking-Water – Public Health significance” que é um relatório de um Simpósio realizado em 2006 em Baltimore – MD USA para discutir aspectos relacionados com a importância dos sais minerais inorgânicos na água.
    Sucesso nos próximos artigos.

    Victor Duarte, MSc

  31. alissonlisboa disse:

    Obrigado, estava precisando lembrar da aula de biologia e me ajudou bastante ^^

  32. carolline disse:

    adorei o relato sobre Água, Sais Minerais, Carboidratos e Lipídios eu estava realmente precisando dessas explicaçoes!

  33. ajudou de mais aki meu seminario obgadaum ae ! :D

  34. Jessica disse:

    Gostei muito interessante :D

  35. Jhú disse:

    parabéns pelo site, conteúdo incrível, resumido , assim que é bom estudar…. se teve críticas sobre o blog, releve , ha pessoas com baixo potencial que só sabe criticar, por não ser “foda” o suficiente! e obrigada!

  36. kamila disse:

    valeu isso vai ajudar muito no meu trabalho de biologia

  37. bruna disse:

    ate q fim!!!!!!! encontrei um sit q preste kkkkkk esse sit foi o melhor ate agora ! e estefan esse sit é maravilhoso tabom!!!bjs pessoal

  38. Joália Araujo disse:

    kamila :
    valeu isso vai ajudar muito no meu trabalho de biologia

    No meu tbm

  39. foca300_hk@hotmail.com disse:

    ó q legal

  40. Maria disse:

    Adorei, quem não gostou é um besta e invejoso.

  41. João Paulo Gonçalves Neto disse:

    uhuuuuuuuuuuu tirei 100 no trabalho vlw esse site arrebenta
    obs:PEDRO VAI C FERRA

  42. thaysa coutinho disse:

    nossa ajudou bastante no meu trabalho

  43. Guilherme disse:

    Gostei do artigo só achei muito grande a parte que fala sobre a água e um pouco só a dos sais minerais, mas do mesmo geito esta ótimo eu gostei do artigo, me ajudou muito a estudar valew!.

  44. Guilherme disse:

    Esqueci de falar, ta faltando a parte de metabolismo, vocês poderia colocar neste artigo? por favor, isso ia me ajudar muito

  45. david disse:

    muito bom valeu

  46. bomdiabomdiamesmo disse:

    muito bom mesmo,o assunto foi muito bem articulado!!!!! mais tem gente que só gosta de falar se fala é porque sabe muito e mesmo assim pessoas como essas se despreza porque só fala e não sabe de nada e tipo são aquelas pessoas que só fala besteira e ninguém da ouvidos.

  47. Rafael Sheineider disse:

    Concordo q é um resumo Stefann mais o conteúdo tem que ser bom, porque muitas pessoas não sabe sobre o assunto e vê no seu blog uma informação errada , crente que está certo.
    Estes blogs querendo ou não é uma forma de informação então quem faz estes blogs que passe as informações corretas!

  48. camila da costa disse:

    obrigadu.. esse site me ajudou bastantiii!!!!!! qw

  49. jane disse:

    oh povinho baixo nível. E além do mais o criador do site não aceita críticas!?

  50. ellis disse:

    Poow Ameii me ajudou muitoo . tive que entrega o trabalho na hora e blog me ajudou poor que ainda de ta resumido ainda ta tudo no assunto .
    Obrigado*-*

  51. ajudou muito no meu trabalho de biologia

  52. Nanaa disse:

    Queria saber se o Post terminaa ali msm ou se tem continuação, e se tiver onde posso ver o resto ?

  53. Teakwon disse:

    Renekton OP

  54. Linda disse:

    e os orgânicos?

  55. Thaíres Myllena disse:

    Gostei Muito Do Conteudo !
    Me ajudou Bastante ..
    Beijiinho ^-^

  56. imar disse:

    caraca, muito bom me ajudou muito para a matéria que eu precisava foi ótimo

  57. Julio disse:

    Estou cursando Biologia e adorei o resumo! Bom trabalho. Nota… 100000rs

  58. Kaillana Anjos disse:

    Olha, todos tem o direito de opinar em relação ao site, respeito todas as opiniões, mas acho que se isso é apenas um artigo, um pequeno resumo, está de forma bastante conveniente e explícita.
    Não entendo muito sobre Biologia e esse artigo me ajudou bastante. Continuem publicando e sempre dispostos a ajudar ás pessoas. Parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s